Instituto da Visão de Ribeirão Preto

Cirurgia de Catarata

A cirurgia de catarata é feita com a colocação de uma lente intraocular, que substitui o cristalino. A operação, normalmente, é feita com um bisturi de metal. Novas tecnologias médicas foram agregadas ao processo e, agora, ela também já é realizada com um laser especialmente desenvolvido para isso. 

Cirurgia de Catarata Convencional

Técnica de facoemulsificação é um dos métodos de extração da catarata. Uma agulha de orifício pequeno, normalmente de titânio, acoplada a uma caneta contendo um cristal piezoelétrico, vibra longitudinalmente em frequências ultrassônicas. A ponteira é aplicada sobre o núcleo do cristalino; a cavitação ocorre na ponteira, conforme o núcleo é emulsificador; um sistema de irrigação/aspiração remove o material emulsificado do olho.

A LIO é então inserida (se dobrada) ou injetada através de uma incisão muito menor do que na (EECC). A menor incisão faz com que a cirurgia seja mais segura, já que a descompressão do olho é evitada. O procedimento está associado a pouco astigmatismo pós-operatório, recuperação e estabilização da refração precoce. Este tipo de cirurgia tem sucesso de 95% em pacientes com olhos saudáveis. Mas nenhuma cirurgia é livre de risco. Embora complicações graves não são comuns, quando elas ocorrem podem levar a perda de algum grau de visão.

Cirurgia de catarata a laser

A cirurgia de catarata por laser já está disponível para os pacientes com catarata em Ribeirão Preto. Esta tecnologia, chamado de laser de femtosegundo, tem sido usada há anos na cirurgia de miopia, mas agora, ele está sendo usado em cirurgia de catarata também. Os pacientes geralmente tendem a confiar mais na cirurgia a laser, que é percebida como menos traumática, indolor, segura e precisa, além de ter uma recuperação mais rápida. Fazer cortes na catarata com laser permite que o cirurgião que se utilize menos de ultrassom para retirada catarata.

Este laser aplica a energia em um período muito curto de tempo, um trilionésimo de segundo, de forma que nenhum calor é gerado. Em termos práticos, isso significa diminuição da temperatura no olho durante a cirurgia, deixando-nos com células da córnea mais saudáveis após a cirurgia. O laser é guiado por um sistema de imagem avançado conhecido como OCT, ou tomografia do olho, podendo criar incisões precisas, automatizando passos da cirurgia de catarata. As incisões feitas por computador são mais precisas e reprodutíveis do que o que ser feito manualmente. Quando algum passo da cirurgia de catarata é feito com uma mão humana guiada por uma lâmina ou instrumentos, há limitações. Estudos clínicos mostram que alguns pacientes podem beneficiar significativamente mais desta tecnologia em comparação com a cirurgia tradicional, onde essa nova tecnologia pode tornar a cirurgia de catarata ainda mais segura. Utilizado em conjunto laser com um implante de lente uma lente intraocular adequada, o paciente também pode ter uma necessidade muito reduzida de óculos e lentes de contato após a cirurgia. Os cirurgiões do Instituto da visão se orgulham de ser capaz de oferecer as mais avançadas tecnologias para seus pacientes. Estamos muito animados para ser um dos primeiros cirurgiões a serem certificadas para usar a tecnologia a Laser na área de Ribeirão Preto.